Uso do Aço Carbono na Fabricação de Equipamentos de Moagem

Uso do Aço Carbono na Fabricação de Equipamentos de Moagem

[av_image src=’https://moinhosvieira.com.br/wp-content/uploads//2019/11/Uso-do-Aco-Carbono-na-fabricacao-de-Equipamentos-de-Moagem-segundo-ANVISA-1030×686.jpg’ attachment=’9535′ attachment_size=’large’ align=’center’ styling=” hover=” link=” target=” caption=” font_size=” appearance=” overlay_opacity=’0.4′ overlay_color=’#000000′ overlay_text_color=’#ffffff’ copyright=” animation=’no-animation’ av_uid=’av-k37cy05g’ admin_preview_bg=”][/av_image]

[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” av_uid=’av-k37cocd7′ admin_preview_bg=”]

Uso do Aço Carbono na fabricação de Equipamentos de Moagem segundo ANVISA.

A ANVISA não especifica nada em relação a equipamentos para moagem ou moinhos para grãos, cereais e especiarias, mas encontramos no próprio site da entidade algumas resoluções à respeito de um direcionamento de “grau alimentício”, que acreditamos seja pertinente ao seu projeto.

Segundo ANVISA, na Resolução RDC n.20/2007, no item 3, se lê:

3. LISTAS POSITIVAS DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA EMBALAGENS E EQUIPAMENTOS METÁLICOS.

Lemos especificamente no item 3.1.2  pode ser utilizado Ferro fundido ou batido na fabricação de equipamentos para alimentos.

Para que não haja dúvida, precisamos entender tecnicamente a diferença entre Aço e Ferro:

Aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0.008% e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%.

A diferença fundamental entre ambos é que o aço, pela sua ductibilidade, é facilmente deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que uma peça em ferro fundido é fabricada pelo processo de fundição e usinagem. Ou seja, a diferença, na prática, é praticamente nenhuma.

Portanto, em nosso entendimento, a utilização de aço carbono na moagem de grãos, cereais e especiarías é totalmente aceita por esta entidade, não havendo necessidade de qualquer tipo de laudo por parte do fabricante, já que a Resolução RDC n.20/2007, soluciona esta questão.

Lembramos que a Moinhos Vieira fabrica equipamentos à pedido do cliente, ou seja, como fabricantes, podemos manufaturar tanto em aço carbono (1020) quanto em aço inox (304 ou 316L).

Recomendamos também a verificação do seu projeto junto a vigilância sanitária de sua cidade, antes da aquisição de um moinho.

Segue abaixo o link da Resolução RDC n.20/2007. Clique Aqui

Para mais informações, entre em contato com nossa equipe comercial, através do chat online ou via formulário na página de contato!
[/av_textblock]

Facebook
Twitter
Email
Print

Deixe um comentário

Fale com nossa equipe e saiba mais sobre nossos produtos

Categorias

Assine nossa newsletter

Receba no seu e-mail nossas novidades